FACIG comemora Dia Mundial do Meio Ambiente

0
76

A FACIG (Faculdade de Ciências Gerenciais de Manhuaçu) realizou, no último dia 06, um evento em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente, no auditório da Instituição. O evento foi organizado pela coordenadora do Curso de Gestão Ambiental da faculdade, Professora Jeane de F. Cunha Brandão.
No primeiro momento, a Bióloga Maria Lúcia G. Dutra Rocha ministrou palestra com o tema “Vigilância Sanitária: Promoção e Proteção à Saúde Pública”. Logo após, os alunos do 3° período do curso de Gestão Ambiental apresentaram uma palestra sobre Resíduos Sólidos. Participaram do evento, alunos dos cursos de Engenharia Civil, Arquitetura e Urbanismo, Matemática, Marketing, Gestão Ambiental, Construções de Edifícios, Administração e Ciências Contábeis.

Maria Lúcia ministrou palestra com o tema: Vigilância Sanitária: Promoção e Proteção à Saúde Pública

A coordenadora explicou para o público a importância da divulgação de temas que tratam do destino dos resíduos sólidos, tendo em vista a aprovação do Projeto de Lei que institui a Política Nacional dos Resíduos Sólidos, em dois de agosto de 2010. O referido Projeto responsabiliza as empresas pelo recolhimento de produtos descartáveis (logística reversa), determina que a população faça a separação do lixo doméstico para a coleta seletiva e proíbe a criação ou manutenção de lixões onde os resíduos são lançados a céu aberto. Neste contexto, as prefeituras terão que construir aterros sanitários ambientalmente sustentáveis, onde só poderão ser depositados resíduos que não podem ser reaproveitados. O prazo para que todos os municípios se adéquem à nova Lei é de quatro anos, a contar da data de aprovação.
Os alunos do curso de Gestão Ambiental, Vitor Vargas, Geórgia Hubner, Marcela da Cruz e Lázaro Lima apresentaram dados relevantes sobre quantidade de lixo produzido no Brasil e em Manhuaçu, bem como reciclagem no mundo e vantagens econômicas obtidas com esse processo. Os alunos João Paulo Ruocco e Patrícia da Mata apresentaram um vídeo, elaborado pela turma do 3° período, sobre o aterro controlado de Manhuaçu. Em seguida a aluna, Juliana Regina Cabral orientou como se deve separar e acondicionar os resíduos gerados em casa, como descartar medicamentos e óleo de cozinha usado. Por fim, a aluna Danila Taris desfilou com uma roupa de material reciclado, confeccionada pela estilista Rita Santos.
“Parabenizo os alunos do Curso de Gestão Ambiental da FACIG por organizarem e apresentarem uma palestra com um tema tão relevante para a sociedade de forma simples e clara. Além do ótimo conteúdo apresentado me chamou a atenção a união, dedicação e seriedade com que todos eles desenvolveram o trabalho”, comentou a Coordenadora Jeane Brandão.

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here