Senar promove Seminário sobre alimentação saudável em Reduto

1
4
Por meio de oficinas os grupos discutiram as questões propostas pelo seminário

O Senar/MG – Serviço Nacional de Aprendizagem Rural, na última quinta-feira, 20, em Reduto, promoveu um seminário sobre alimentação saudável. O evento, realizado no Salão Paroquial, no centro da cidade, contou com o apoio do Sindicato dos Produtores Rurais de Manhuaçu, do Consea – Conselho de Segurança Alimentar, da Igreja Católica, Escola Estadual Carlos Nogueira da Gama e da Prefeitura local.
O público presente foi integrado por representantes de diversas instituições e principalmente por pessoas envolvidas com a alimentação escolar das redes municipais e estadual de educação. Estiveram presentes pessoas dos municípios de Reduto, Manhuaçu, Luisburgo, Divino, São João do Manhuaçu, Sericita, Lajinha e Orizânia.
Na abertura das atividades, várias personalidades destacaram a importância da realização. Após as boas vindas, feitas por Senisi Rocha, assessor da Prefeitura de Reduto, lideranças enfatizaram a atenção que devemos dispensar na seleção de alimentos de boa procedência e nas etapas de produção, transporte, acondicionamento e processamento do que é levado a nossa mesa.

SALDO POSITIVO
Para a coordenadora do evento, Isaura Pereira Paixão, mobilizadora do Senar/MG na região e integrante dos conselhos da merenda escolar municipal de Manhuaçu e do estado de Minas Gerais, o evento atingiu o seu objetivo e foi um grande sucesso. “Ficamos satisfeitos com o resultado. A participação das pessoas foi boa e as discussões contribuíram muito para o despertar da busca pela melhoria da qualidade de vida das nossas comunidades” – concluiu Isaura. Adão Paulo da Silva, coordenador regional do Consea, destacou que é necessário uma mudança de postura por parte da sociedade, principalmente das classes produtora e processadora dos alimentos. “As pessoas tem que dar mais atenção ao que comem. Temos que ser mais exigentes e nos preocupar com nossa saúde” – alertou o diretor.

ASSUNTOS
A nutricionista Meire Cordeiro Cardozo, que atua nos municípios de Orizânia e São João do Manhuaçu, abriu os trabalhos com uma palestra sobre alimentação saudável nas escolas e residências. Ela ressaltou cuidados que o ser humano deve ter sobre aspectos da obesidade e a fome.
Na parte de tarde, o público participou de diversas oficinas. Maíra Amélia Rocha, nutricionista do NASF – Núcleo de Apoio a Saúde da Família – em Divino e Fervedouro, trabalhou o tema obesidade e desperdício de alimentos. A consultora ambiental Maria Aparecida Salles abordou questões sobre o meio ambiente, agroecologia e lixo, com foco para a destinação dos resíduos gerados nas cozinhas. O coordenador regional técnico da Emater-MG, Paulo Roberto Corrêa, fez o grupo refletir sobre a produção de alimentos.
(Senisi Rocha)

[nggallery id=83]

COMPARTILHAR
Artigo anteriorPadre Demerval Alves Botelho Lança Coletânea de Livros
Próximo artigoO maior café do mundo
Dr. Fábio Araújo de Sá – Médico formado pela UFJF – CREMEMG: 28610 Diretor da Clínica Médica São Lourenço Membro Efetivo da Academia Manhuaçuense de Letras – Cadeira º 35 Cargos já exercidos: - Diretor de Patrimônio da APAC (Associação de Proteção e Assistência aos Condenados). - Diretor Executivo da Tv Catuaí – Canal 11 – Manhuaçu – MG - Secretário de Sáude de Manhuaçu - Chefe do Pronto-Socorro de Manhuaçu

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here