PROGRAMA DE AQUISIÇÃO DE ALIMENTOS ATENDE A ENTIDADES DE MANHUAÇU

0
8

Esta semana, iniciaram as entregas dos produtos às escolas e entidades de Manhuaçu que fazem parte do Programa de Aquisição de Alimentos. A iniciativa é da Secretaria Municipal de Agricultura, Meio Ambiente, Indústria e Comércio de Manhuaçu em parceria com a EMATER/MG. O programa consiste na compra dos alimentos direto dos produtores para serem distribuídos a instituições públicas no município.

Duas entidades, a Associação de Mulheres de Vila de Fátima e a Associação Comunitária de Estudos e Ação Social dos Diniz, são as responsáveis pela execução do programa em Manhuaçu. É por meio dela que a CONAB – Companhia Nacional de Abastecimento – deposita os recursos federais, que somente após a entrega dos alimentos são repassados às famílias. Cada agricultor pode entregar até R$ 4.500 em produtos, por ano.

O programa terá a duração de um ano e as entregas nas instituições serão feitas a cada quinze dias. Entre os principais produtos contratados estão banana, feijão, milho verde, abacate, frutas da estação e verduras.

 

CRESCIMENTO

Para uma das responsáveis pela elaboração do projeto, Sirlei Renata Sanfelice de Carvalho, extensionista da EMATER/MG, escritório local de Manhuaçu, o programa é uma forma de diversificação da agricultura e representa mais uma fonte de renda para os agricultores. “Desde o início do ano, nós estamos mobilizando e orientando os agricultores para que tenhamos um resultado positivo nesta iniciativa. Temos percebido um interesse muito grande dos participantes e acreditamos que será possível ampliar a abrangência do trabalho, podendo atender a mais entidade, incluindo também outros agricultores” – declarou Sirlei Carvalho.

Lino da Costa e Silva, secretário municipal de Agricultura, acompanhou a entrega dos produtos e afirmou estar satisfeito com o início dos trabalhos. “Quando apresentamos a ideia para o prefeito ele gostou e nos deu todo o apoio para a sua execução. Determinamos que e EMATER/MG, que possui toda uma experiência neste tipo de atividade para nos auxiliar nesta missão. Nossa Secretaria dará todo o suporte para a sustentação desse programa e faremos o possível para que ele cresça ainda mais” – assegurou o secretário. Segundo ele, em Caratinga o programa chega a destinar quase R$ 4 milhões para as famílias cadastradas e que produzem os alimentos. Lino Silva explicou que os preços da tabela da CONAB são mais valorizados do que os praticados pelo comércio local.

 

BENEFICIADOS

A Associação de Mulheres de Vila de Fátima, que envolveu quatorze agricultores, abastecerá oito instituições da cidade, sendo Darei, Asilo, APAE, CAIC, Núcleo do Câncer e creches da Matinha, Engenho da Serra e Fumaph. A ACEAS, com oito produtores, entregará na creche mantida pela Associação de Mulheres de São Pedro do Avaí, escolas de Dom Corrêa, Boa Vista e São Pedro do Avaí. As entregas são sempre acompanhadas por algum representante da entidade para garantir o sucesso do trabalho em todas as etapas.

 

QUALIDADE

O transporte dos produtos da comunidade até as entidades é realizado por um veículo e uma equipe da Prefeitura. As associações responsáveis pela coordenação do programa adquiriram caixas plásticas adequadas para um melhor acondicionamento dos produtos. Antes da distribuição, os alimentos são inspecionados e devidamente selecionados, como forma de garantir a sua qualidade e a sanidade.

O programa visa beneficiar agricultores familiares, estimulando a diversificação, o emprego da mão de obra doméstica, o aproveitamento dos produtos excedentes nas propriedades e a geração de novas fontes de renda para os produtores rurais.

Senisi Rocha

 

COMPARTILHAR
Artigo anterior11° Passeio Ciclístico – Manhuaçu 2012
Próximo artigoAté quando o amadorismo?
Dr. Fábio Araújo de Sá – Médico formado pela UFJF – CREMEMG: 28610 Diretor da Clínica Médica São Lourenço Membro Efetivo da Academia Manhuaçuense de Letras – Cadeira º 35 Cargos já exercidos: - Diretor de Patrimônio da APAC (Associação de Proteção e Assistência aos Condenados). - Diretor Executivo da Tv Catuaí – Canal 11 – Manhuaçu – MG - Secretário de Sáude de Manhuaçu - Chefe do Pronto-Socorro de Manhuaçu

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here