Manhuaçu participa do 7º ForEA – Fórum Regional de Educação Ambiental

0
5

A cidade de Muriaé sediou o 7º ForEA – Fórum Regional de Educação Ambiental, entre os dias treze e quinze de junho. O evento ocorreu no Colina Country Club com o tema “Brigadeiro/Caparaó: eixo regional de conectividade socioambiental”.

O público alvo do encontro foram os educadores e gestores ambientais, dos dezenove municípios participantes, sendo: Muriaé; Alto Caparaó; Alto Jequitibá; Caiana; Caparaó; Carangola; Divino; Espera Feliz; Faria Lemos; Fervedouro; Manhuaçu; Manhumirim; Miradouro; Orizânia; Pedra Dourada; São Francisco do Glória; São João do Manhuaçu; Tombos; e, Vieiras.

Uma brilhante apresentação artística feita pelos alunos das escolas da Fundart – Fundação de Cultura e Artes de Muriaé – marcou a cerimônia de abertura do encontro. Também ocorreu a premiação de pessoas que se destacaram com iniciativas de sustentabilidade socioambiental, com o diploma e a medalha de “Mérito Ambiental”. O Prefeito José Braz, de Muriaé, e o secretário de Estado de Esportes e Juventude de Minas Gerais, deputado Bráulio Braz, que na oportunidade representou o governador de Estado, Antônio Anastasia, fizeram os pronunciamentos de boas vindas aos participantes.

 

PALESTRAS

Ainda na parte da manhã, a servidora do Departamento Municipal de Saneamento Urbano de Muriaé, Renata Simão Soares, fez uma exposição sobre o desenvolvimento de um projeto que contempla o recolhimento do resíduos de óleo de cozinha por alunos do município. O diretor geral do IEF – Instituto Estadual de Florestas – deixou uma mensagem de apoio à iniciativa e ressaltou a importância e as vantagens do tema escolhido para este ano.

Na parte da tarde, uma mesa redonda, mediada por Fernando Gesualdi Reiff, discutiu as questões inerentes a educação e sustentabilidade.

Na quinta-feira, o tema “Meio ambiente e urbanismo: paralelos e paradoxos”, abriu a programação, com as participações de Alberto Félix Lasbik, do IEF, e de Flávia de Mello Neves, da Prefeitura de Muriaé. Divididos em grupos, o público ainda participou de minicursos sobre assuntos variados, como coleta seletiva, administração rural, uso consciente da água e práticas agroecológicas.

 

GESTORES

O Fórum contemplou, pelo segundo ano consecutivo, um encontro entre os gestores ambientais. O momento serviu para a apresentação de experiências bem sucedidas na área ambiental e discussão sobre políticas viáveis de recuperação e preservação de recursos naturais. Um grande número de prefeitos e secretários municipais de meio ambiente acompanhou a atividade.

A bióloga Flávia Dias, lotada na Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Manhumirim e presidente do Codema da cidade, mostrou a experiência da destinação correta do lixo urbano e a implantação da coleta seletiva, que vem sendo desenvolvida desde 2008, no seu município.

O diretor geral do IEF prestigiou o encontro e destacou as perspectivas do órgão, que passou por uma reformulação, dividindo suas atribuições com outras subsecretaria do Estado.

Foi aprovado pelos participantes a instalação de um fórum permanente dos secretários de meio ambiente dos municípios. A intenção é que os gestores de meio ambiente se reúnam com mais freqüência para articular medidas e ações comuns em defesa da preservação dos recursos naturais da nossa região.

 

FECHAMENTO

No último dia do Fórum, sexta-feira, o momento foi de avaliação do evento. Os organizadores se reuniram com os representantes de todos os municípios participantes para discutir os resultados da iniciativa. O foco foi refletir sobre o que foi planejado e o que foi produzido no encontro.

Ao final do balanço, os gestores definiram, por meio de votação, a cidade sede do próximo Fórum. Entre os municípios de Manhuaçu e Caparaó, que pleitearam o direito de sediar a mobilização em 2013, foi escolhida a cidade de Manhuaçu Caparaó.

COMPARTILHAR
Artigo anteriorFesta do Carro de Boi de Alto Jequitibá
Próximo artigoPOLÍTICA MANHUAÇUENSE EM TEMPOS DE PRÉ-CAMPANHA
Dr. Fábio Araújo de Sá – Médico formado pela UFJF – CREMEMG: 28610 Diretor da Clínica Médica São Lourenço Membro Efetivo da Academia Manhuaçuense de Letras – Cadeira º 35 Cargos já exercidos: - Diretor de Patrimônio da APAC (Associação de Proteção e Assistência aos Condenados). - Diretor Executivo da Tv Catuaí – Canal 11 – Manhuaçu – MG - Secretário de Sáude de Manhuaçu - Chefe do Pronto-Socorro de Manhuaçu

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here