III Semana do Serviço Social na Facig

0
149
Os palestrantes Mauro Nunes e Leonardo Oliveira Rodrigues, respondem as perguntas dos participantes, no encerramento do evento
Os palestrantes Mauro Nunes e Leonardo Oliveira Rodrigues, respondem as perguntas dos participantes, no encerramento do evento

Em comemoração ao dia do Assistente Social e aos 18 anos do Código de Ética da profissão, foi realizada III Semana de Serviço Social da FACIG. Com o temário central “Serviço Social: compromisso de classe por uma sociedade emancipada”, o evento contou com a participação de professores, alunos, profissionais da área e demais convidados.
O evento teve como propósito principal criar um espaço plural de debate e reflexão em torno de questões vinculadas às transformações contemporâneas, à garantia de direitos, à formação e ao projeto profissional, além de discutir a inserção do assistente social em diversos espaços ocupacionais.
A abertura das atividades deste ano ocorreu no dia 16, no Auditório da faculdade, e contou com a participação da Secretária Municipal de Trabalho e Desenvolvimento Social, Beatriz Lourenço Lima Prata, da Coordenadora do Curso de Serviço Social da FACIG, Msc Ruteléia Cândida de Souza Silva, e da representante do Conselho Regional de Serviço Social (CRESS-MG/Seccional de Juiz de Fora), Mestranda Patrícia Teixeira Groppo de Oliveira, que proferiu a palestra de abertura. Durante sua exposição, a palestrante discorreu sobre o temário central do evento, destacando a importância da profissão diante de um cenário de transformações societárias e de regressão dos direitos sociais.
O segundo dia teve início com a apresentação cultural do grupo de Hip Hop Crazy for Dance que, em meio a uma belíssima performance, aliou dança de rua com um apelo pela paz. Dando continuidade ao ciclo de palestras, o evento contou com a participação de Wilma Pereira Mafra, Secretária Municipal de Assistência Social de Vargem Alegre, que ministrou palestra com o tema “O Sistema Único de Assistência Social: desafios para enfrentamento das desigualdades sociais na perspectiva da garantia de Direitos”. Para finalizar as atividades do dia, a palestrante Quésia da Costa Izidoro, Assistente Social do INSS de Manhuaçu, discorreu sobre o tema “A conjuntura nacional e institucional do INSS: desafios para o Serviço Social”.
A partir do dia 15, todas as atividades do evento foram realizadas no Plenário da Câmara Municipal. Em destaque neste terceiro dia a exposição relacionada à Política do Nacional do Idoso, com a participação da palestrante Márcia Maria Henrique, Assistente Social do Asilo São Vicente de Paula e da Secretaria Municipal de Saúde.
No encerramento da programação desta III Semana do Serviço Social, houve a participação dos palestrantes Mauro Nunes (Diretor Regional da SEDESE de Timóteo e Membro do Comitê Regional do Rio Doce) e Leonardo Oliveira Rodrigues (Membro do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Ipatinga / Coordenador do Programa “Infância Ideal”, apoiado pelo Instituto Camargo Corrêa de São Paulo/SP).
Durante sua explanação, Mauro Nunes abordou o tema “Combate ao Abuso e Exploração Sexual Infantil. Como posso ajudar?”, alertando sobre a importância da participação de toda sociedade no enfrentamento desse tipo de violência. Finalizando, Leonardo Oliveira Rodrigues abordou questões relativas ao Estatuto da Criança e do Adolescente e o Sistema de Garantia de Direitos.
“Com certeza, esse evento proporcionou um espaço plural de reflexão sobre temas importantes, não apenas para o cotidiano dos assistentes sociais, como também para o poder público e a sociedade em geral. A partir das discussões propostas foi possível refletir sobre a necessidade de adoção de uma postura interventiva crítica capaz de, efetivamente, garantir e ampliar os direitos arduamente conquistados”, avaliou a Coordenadora Ruteléia.

 

(Thomaz Jr.)

– Acadêmicos, convidados e professores acompanharam as palestras realizadas na Facig e na Câmara Municipal.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here