Fortaleza sedia Convenção Nacional do Comércio Lojista

0
5
Comitivas de Manhuaçu e Ipanema estiveram no evento. José Aguiar, secretário da CDL Manhuaçu e diretor na FCDL-MG, a presidente da CDL Ipanema, Eveline, e sua vice Marilza

Fortaleza, no Ceará, sediou o maior e mais importante evento voltado para o comércio lojista do País. Entre os dias 11 e 14 de setembro, foi promovida a 52ª Convenção Nacional do Comércio Lojista. O encontro reuniu mais de cinco mil representantes do comércio varejista de todas as regiões do Brasil, para discussões de aprimoramento e desenvolvimento do setor.
O tema escolhido para este ano foi “Associativismo: Nossa Fortaleza”, uma alusão à sede do evento. Minas Gerais, que possui o maior número de CDL’s – Câmaras de Dirigentes Lojista – do pais, mais uma vez, levou o maior número de pessoas ao evento. A nossa região esteve representada por lojistas de Manhuaçu e Ipanema.
A solenidade de abertura da Convenção ocorreu na noite de domingo, com as presenças ilustres do Governador Cid Gomes, do Ceará, a Prefeita Luizianne Lins, de Fortaleza, o presidente da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas, Roque Pellizzaro Jr., além dos presidentes das federações estaduais das CDL’s e outras personalidades.
No final da cerimônia, foi entregue o Troféu Clóvis Rolim, a maior comenda do segmento lojista cearense, ao Senador José Pimentel (PT).

ATIVIDADES
Na segunda-feira, dia 12, a palestra que mais chamou a atenção foi a do político cearense Ciro Gomes, com o tema “Conjuntura Econômica Brasileira – Análise e Perspectivas”. Ex-deputado federal, ex-ministro da Integração Nacional e ex-governador do Ceará, Ciro Gomes (PSB) criticou a política monetária do Banco Central, que reduziu a taxa de juros para 12%, após aumentá-la cinco vezes seguidas.
A segunda palestra do dia foi com Sandro Magaldi, com o tema “Vendas 3.0: Um Novo Mundo dos Negócios pelas Ideias. Em seguida, palestrou a advogada Patrícia Peck, sobre a “Sociedade Digital: Oportunidade & Ameaças da Era Digital no seu Negócio”.
Um dos mais bem sucedidos publicitários brasileiros, Washington Olivetto, responsável por algumas das campanhas mais marcantes da propaganda nacional abriu a programação do segundo dia de palestras da Convenção. Para o publicitário, boas ideias e a simplicidade da mensagem são os principais ingredientes do sucesso de uma campanha. “Para se conseguir o êxito profissional as pessoas não dependem de fórmula mágica e sim talento, oportunidade e muito trabalho” – afirmou Olivetto.
“Inspirar pelos Valores e Surpreender pelos Resultados – O que um líder cinco estrelas deve saber” foi o tema da explanação do César Souza. Vilfredo e David Schurmann encerraram o dia com a palestra “Navegando com o sucesso, da Família Schurmann”.
A mais importante apresentação do último dia do evento foi de Daniel Godri, com palestra “Colaboradores Brilhantes, Líderes Fascinantes: Trabalhando em Equipe”. Ele destacou a importância do bom relacionamento entre funcionários e clientes de uma empresa para a garantia do sucesso no empreendimento.
O apresentador de TV Serginho Groisman mediou um debate, com as participações dos deputados federais Antônio Balhmann e Domingos Neto, e a jornalista Lêda Maria Souto, sobre as oportunidades e os desafios para a Copa do Mundo de 2014.

MOBILIZAÇÃO
Durante o encontro, uma comitiva da CDL de Natal e da Federação do Rio Grande do Norte realizaram uma apresentação sobre a 53ª Convenção Nacional do Comércio Lojista de 2012. Será a quarta vez que a cidade nordestina sediará o encontro.
Paralelamente à convenção, foi promovida a FENAL – Feira Nacional de Produtos, Serviços e Soluções para o Lojista, com ambientes de várias empresas e instituições de interesses dos varejistas.
A Confederação Nacional dos Dirigentes Lojistas, em parceria com as entidades regionais, aproveitou a oportunidade para promover dois abaixo-assinados contra a volta da CPMF e a substituição tributária, que estabelece uma nova forma de cobrança do ICMS. Segundo o presidente da CNDL, Roque Pellizzaro Jr., estas duas medidas afetam diretamente o desempenho das micros e pequenas empresas de todo País.

(Senisi Rocha)

[nggallery id=76]

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here