Farmacêuticos concluem curso de capacitação

0
18
O representante do CRFMG, Alisson Brandão (C), e os coordenadores da capacitação em Manhuaçu, os farmacêuticos Adiel Souza (E), Vinícius Magalhães Dutra e Sebastião e Mônica Marcial
O representante do CRFMG, Alisson Brandão (C), e os coordenadores da capacitação em Manhuaçu, os farmacêuticos Adiel Souza (E), Vinícius Magalhães Dutra e Sebastião e Mônica Marcial

Dezenas de farmacêuticos da vários municípios da região encerraram a participação no PROJETO CAPACIFAR, recentemente. A entrega dos certificados ocorreu em clima de confraternização, na noite da última terça-feira, 15, em um restaurante do Bairro Bom Pastor, em Manhuaçu. O curso de capacitação, voltado exclusivamente para a classe, é uma iniciativa do CRF-MG – Conselho Regional de Farmácia de Minas Gerais.
O objetivo da capacitação é aprimorar e atualizar os conhecimentos dos farmacêuticos visando uma melhoria no atendimento aos clientes. O CAPACIFAR, criado em 2008 e oferecido gratuitamente aos filiados no CRF-MG, é considerada uma iniciativa inédita no Estado. A sua realização em Manhuaçu foi muito concorrida e definida como um marco importante na carreira dos novos e recém formados profissionais de farmácia. “A contribuição desse curso na nossa prática é muito valiosa. Além das informações técnicas inerentes ao nosso trabalho pudemos aprender sobre atendimento, abordagens e gerenciamento do nosso negócio” – concluiu Adiel Souza, um dos coordenadores do curso.

PROGRAMAÇÃO
O curso, iniciado em fevereiro e concluído em novembro, contou com a participação de 64 profissionais. O CRF-MG escalou renomados farmacêuticos dos seus quadros para ministrar dez módulos com os mais variados assuntos de relevante interesse para os participantes. Ao todo foram oitenta horas de capacitação.
O curso seguiu a seguinte programação: em fevereiro, ocorreu o primeiro módulo com os temas marketing do profissional da saúde, legislação farmacêutica e ética, com Cláudia Leite de Araújo; o módulo dois, em março, foi direcionado a aplicação de injetáveis, asma e broncodilatadores, com Hotoniel Rogélin Guimarães Drumond; a terceira etapa, promovida em abril, com Bedsen Rocha Gomes, foi sobre gestão de pessoas e humanização em serviços de saúde; no mês de maio, os temas abordados foram boas práticas de dispensação e gestão pela qualidade, com José Geraldo Martins; o quinto módulo, realizado em junho, com Reinaldo Moraes Júnior, foi sobre farmacologia dos antibióticos, hormônios e anticoncepcionais; em julho, o encontro tratou de administração farmacêutica, gestão de vendas e atendimento, com Claudiney Luis Ferreira; Mariana Gonzaga foi a responsável pelo sétimo módulo, que abordou as questões de introdução à orientação farmacêutica, com foco aos pacientes hipertensos e diabéticos; em setembro, as abordagens foram sobre interações medicamento-medicamento, nutriente e fitoterápico, com Alisson Ferreira Brandão; hipertensão arterial sob a visão farmacêutica e a insulina, desde a sua descoberta, com a participação de Ana Cristina, foi o tema do módulo de outubro; o décimo e último encontro, ocorrido em novembro, sobre SNGPC – Sistema Nacional de Gerenciamento de Produtos Controlados, elaboração de PGRSS – Plano de Gerenciamento de Resíduos de Serviços de Saúde e riscos biológicos, foi sob a orientação de Anderson Ferreira Brandão.

SATISFEITOS

Farmacêuticos de toda região aproveitaram a oportunidade para aprimorarem seus conhecimentos

Devido a gratuidade do curso, a comissão responsável pela sua realização em Manhuaçu optou por solicitar uma contribuição voluntária de donativos aos inscritos na atividade. Centenas de quilos de gêneros alimentícios foram arrecadadas no início da capacitação e foram doados a entidades assistenciais da cidade. “Ficamos satisfeitos com o resultado do curso. Para nós foi como uma pós-graduação, onde enriquecemos nosso conhecimento sobre muito temas da nossa área. Quem vai ganhar com tudo isso certamente será nossos clientes, que perceberão uma melhoria significativa no atendimento” – definiu Vinícius Magalhães Dutra, que integrou a comissão organizadora.
(texto e fotos – Senisi Rocha)

COMPARTILHAR
Artigo anteriorCâmara aprova orçamento do município para 2012 e homenagens
Próximo artigoSE FOR PÚBLICO, É DE TODOS
Dr. Fábio Araújo de Sá – Médico formado pela UFJF – CREMEMG: 28610 Diretor da Clínica Médica São Lourenço Membro Efetivo da Academia Manhuaçuense de Letras – Cadeira º 35 Cargos já exercidos: - Diretor de Patrimônio da APAC (Associação de Proteção e Assistência aos Condenados). - Diretor Executivo da Tv Catuaí – Canal 11 – Manhuaçu – MG - Secretário de Sáude de Manhuaçu - Chefe do Pronto-Socorro de Manhuaçu

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here