CONSEP REALIZA REUNIÃO ITINERANTE NO SAGRADA FAMÍLIA

0
3

A segunda reunião itinerante do Consep – Conselho Municipal de Segurança Pública e Defesa Social de Manhuaçu – ocorreu, na noite da última quinta-feira, 10, no Bairro Sagrada Família. O encontro, feito em parceria com a Associação dos Moradores do Bairro, foi promovido no salão da Igreja Católica local. O principal assunto da pauta foi acessibilidade urbana e seus desafios.

Prestigiaram a reunião vários integrantes do Consep, os vereadores Rômulo do Carmo Rodrigues e Maria Imaculada Dutra Dornelas, o comandante da 72ª CIA da Polícia Militar, capitão Adenilson, o secretário de Esportes de Manhuaçu Saulo Delano Garcia, diversos moradores do bairro e visitantes.

 

PANORAMA

No início do encontro, foi explanado sobre o papel e as funções do Consep em Manhuaçu. O presidente da entidade, SJ de Moraes, falou dos objetivos e da atuação do órgão nos últimos anos. Ele enfatizou a distribuição de atribuições entre os diretores para tornar mais eficiente os trabalhos do Conselho.

Paulo Timóteo, 2º vice-presidente do Consep, explicou sobre como tem sido gerenciado o Estacionamento Rotativo e os benefícios desse trabalho para a cidade, gerando vagas para os veículos, na região central de Manhuaçu.

O 1º vice-presidente do Conselho, Dângelo Maurício, foi escalado para coordenar as ações de monitoramento de câmeras em pontos estratégicos do centro da cidade, instaladas há cerca de dois anos. Ele mencionou as deficiências que tem dificultado o funcionamento pleno do sistema e o esforço da entidade em mantê-lo. Maurício também cobrou a execução do plano diretor da cidade, que poderia evitar uma série de problemas enfrentados pela população nas áreas urbanas do município.

 

CALÇADAS

O morador Dalbino Júnior, um dos motivadores da reunião, deu seu depoimento de indignação sobre a situação da precariedade das calçadas de Manhuaçu, principalmente, no que se refere a instalação de postes nestas áreas que deveriam ser destinadas unicamente a circulação de pedestres. Marinêz Paulo Bragança acrescentou que, além de postes de eletricidade, existe um grande número de árvores plantadas nas calçadas, prejudicando a passagem das pessoas.

Marco Antônio Campos, presidente da Associação dos Moradores do Bairro Sagrada Família, repetiu o seu apelo feito na Câmara de Vereadores, recentemente, para que sejam tomadas providências que melhorem o espaço para a circulação de pedestres na Rua Olímpio Vargas.

Outros moradores reclamaram de problemas envolvendo a segurança na circulação de pedestres, foi cobrado da Prefeitura de Manhuaçu maior rigor na fiscalização de edificações. Foram citadas inúmeras irregularidades em obras que invadem as calçadas, obrigando as pessoas a utilizarem as ruas e a disputarem lugar com os carros.

Na avaliação dos presidentes do Consep e da Associação do bairro a reunião foi muito proveitosa, servindo como um canal para a população manifestar as cobranças sobre questões de segurança pública aos órgãos competentes.

Texto e fotos – Senisi Rocha

COMPARTILHAR
Artigo anteriorVereadores e Prefeitura apóiam término das obras da APAC em Manhuaçu
Próximo artigoCINCO MORTES E UMA LIÇÃO
Dr. Fábio Araújo de Sá – Médico formado pela UFJF – CREMEMG: 28610 Diretor da Clínica Médica São Lourenço Membro Efetivo da Academia Manhuaçuense de Letras – Cadeira º 35 Cargos já exercidos: - Diretor de Patrimônio da APAC (Associação de Proteção e Assistência aos Condenados). - Diretor Executivo da Tv Catuaí – Canal 11 – Manhuaçu – MG - Secretário de Sáude de Manhuaçu - Chefe do Pronto-Socorro de Manhuaçu

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here