Comitiva de Manhuaçu visita Projeto Gente Jovem em Muriaé

0
3

Uma comitiva representando diversos segmentos que atuam diretamente com questões relacionadas aos adolescentes e jovens visitou recentemente o Projeto Social Gente Jovem, em Muriaé. A viagem teve propósito de conhecer o trabalho desenvolvido naquele município e, partir daí, analisar a viabilidade da implantação de ações semelhantes em Manhuaçu.

Participaram desta excursão, Flávio Gonçalves Lacerda (Comsep e Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente), Margareth Portes de Azevedo (Secretária do Comsep), Tenente Fernando (11º BPM), Thiago – “Tchê” (Conselho Municipal da Juventude), Karina Mansur (Secretaria Municipal de Trabalho e Desenvolvimento Social) e Ivonete Gomes (CRAS).

Em Muriaé, o Projeto Gente Jovem busca “ensinar uma profissão que garanta o encaminhamento do adolescente ao mercado de trabalho, incentivando, ao mesmo tempo, os estudos e a formação cidadã”, conforme definem os coordenadores desta ação naquela cidade. O projeto social é uma iniciativa desenvolvida pela Prefeitura de Muriaé, através da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social.

Implantado há mais de cinco anos, o projeto atende atualmente 270 jovens, destacando-se como um dos carros-chefes dos programas sociais do município: “A procura é muito grande. Todos os dias nós atendemos a pais aflitos que procuram uma vaga para o filho neste projeto. Nós só pedimos um pouco de paciência porque temos uma lista a ser cumprida”, explica a secretária de Desenvolvimento Social, Eveline Amaral.

O “Gente Jovem” é constituído por espaços de capacitação e de atividades sócioeducativas fora do horário escolar. Para participar, é necessário que o jovem esteja cumprindo bem seu papel de aluno, como ressalta a Secretária: “Nós damos todo apoio médico, odontológico e social ao jovem e à família, quando necessário. Por outro lado, exigimos freqüência às aulas e bom rendimento escolar”.

Oficinas e parcerias

Tendo como principal foco a profissionalização para que a inserção no mercado de trabalho seja mais fácil, o “Gente Jovem” conta com a parceria de outros programas municipais, como as oficina de fraldas descartáveis, padaria e gráfica, além de atividades junto às secretarias municipais. Novos parceiros, como escritórios, consultórios médicos e o comércio em geral também estão aderindo à iniciativa.

Podem participar do projeto, jovens com idade entre 14 e 17 anos e 11 meses. Ao completar 18 anos, o jovem é automaticamente desligado do programa: “Mas a maioria dos participantes são encaminhados ao mercado de trabalho. Na gráfica, por exemplo, onde atua o instrutor Valmir, que além de excelente profissional é também muito comprometimento com o social, ocorrem muitos encaminhamentos para as gráficas de Muriaé, ou seja, o jovem deixa o programa já empregado”, finaliza Eveline Amaral.

(Thomaz Júnior)

COMPARTILHAR
Artigo anteriorCâmara aprova repasses para entidades e recebe estudantes
Próximo artigoCâmara aprova repasses para entidades e recebe estudantes
Dr. Fábio Araújo de Sá – Médico formado pela UFJF – CREMEMG: 28610 Diretor da Clínica Médica São Lourenço Membro Efetivo da Academia Manhuaçuense de Letras – Cadeira º 35 Cargos já exercidos: - Diretor de Patrimônio da APAC (Associação de Proteção e Assistência aos Condenados). - Diretor Executivo da Tv Catuaí – Canal 11 – Manhuaçu – MG - Secretário de Sáude de Manhuaçu - Chefe do Pronto-Socorro de Manhuaçu

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here