Câmara incentiva APPOEX e novos rumos para o agronegócio

0
6

Central de Negócios – Flores Tropicais de Manhuaçu é oficialmente lançada no plenário da Casa Legislativa

Na primeira sessão ordinária do mês e deste 2º semestre, realizada na manhã desta quinta-feira, 07, a Câmara Municipal recebeu representantes da APPOEX – Associação dos Produtores de Plantas Ornamentais e Exóticas de Manhuaçu e Região – e do SEBRAE-MG, além de autoridades e populares. Sob a presidência de Renato Cezar Von Randow – “Renato da banca”, Vice-presidente Jorge Augusto Pereira – “Jorge do Ibéria” e 1º Secretário José Geraldo Damasceno – “Zé Rulinha”, a reunião também aprovou Projetos de Lei e de Resolução, além das Indicações apresentadas pelos vereadores. Em destaque no plenário, a expansão das atividades da APPOEX com o lançamento oficial da Central de Negócios – “Flores Tropicais de Manhuaçu” – um novo momento para o agronegócio da região, que conta com o apoio do SEBRAE e da Câmara de Vereadores.
Entre os presentes à sessão, o Prefeito Adejair Barros, Secretários de Administração Geraldo D`Ângelo Borel e de Fazenda Rômulo do Carmo Rodrigues; Presidente da APPOEX – Marlene Gama Dutra; Coordenadora do Programa Central de Negócios do SEBRAE-MG, Algeni Gomes Ferreira; Técnica da Microrregião do SEBRAE, Ereni Emerick, e o Consultor Vicente Naves; Presidente da SCAMG (Associação de Cafés Especiais de Minas Gerais), Alexandre Junqueira Leitão; Diretor da Facig, Thales Hannas; Auditor Fiscal da Receita Estadual da Fazenda, Márcio Otoni; Gerente Regional da Emater, Rômulo Mathozinho; Provedor do Hospital César Leite, Dr. Sebastião Onofre, senhora Elaine Gracie Von Randow, e o Ex-presidente da Câmara, Glauco Macedo.
O momento de oração na abertura da reunião foi proferido pelo Assessor Jurídico, Dr. Jeremias Mayrinck. Em seguida, o Presidente da Casa Legislativa, Renato Cezar Von Randow, convidou a Presidente da APPOEX, Marlene Gama Dutra, para o primeiro pronunciamento do dia. “Queremos trazer uma mensagem de esperança para o povo de Manhuaçu e região naquilo a que se propõem a fazer, ou seja, acreditar em algo que parecia impossível dar certo, como cultivar flores em uma região predominante cafeeira. Enfrentamos desafios, investimos, corremos riscos, mas conseguimos aprender um pouco. No entanto, ser conhecidos na região e em vários Estados deste país nos torna quase que realizados. Conosco, a cidade de Manhuaçu também se tornou conhecida e, juntando-se a isto, veio a parceria do SEBRAE, que tem sido um conselheiro e técnico de todos os atos da associação. Esta parceria ocorreu em abril de 2006, quando passamos a adquirir conhecimentos e a ter coragem de avançar, trilhando novos caminhos; caminhando, crescemos; crescemos muito! Chegamos até a nos perder em meio a tantas flores, mas, faltava algo que viria a representar a chave do nosso sucesso. Veio então uma nova parceria com o SEBRAE. Desta vez, passamos a contar com consultoria para a criação de uma Central de Negócios. […] Assim, plantamos mais, colhemos mais e vendemos muito mais ainda! Estamos nos realizando, ampliando nossos plantios, alcançando um total de 150 hectares de área plantada. Com este crescimento, automaticamente, estabeleceu-se uma nova e surpreendente alternativa de renda na nossa região. São em média 80 empregos diretos. Hoje, colhemos e vendemos cerca de 30 mil hastes de flores mensais e uma média de 100 mil hastes de folhagens. E, valorizando ainda mais nossas flores, trabalhamos em decoração, criando belíssimos arranjos florais. Agora, perante tudo isto, devemos agradecer a Deus por esta grande conquista; ao Renato Von Randow, representante desta Casa, que nos convidou para estarmos aqui, neste momento marcante para nós associados, e, de um modo muito especial, aos representantes do SEBRAE, que nos conduziram para esta alegria e sucesso. Ao Consultor Vicente Naves, um carinhoso abraço, para junto proclamarmos o nome Tropical Flores para o lançamento da nossa Central de Negócios, obrigado”, relatou a Presidente da APPOEX.
Os presentes ao plenário assistiram a um vídeo institucional da entidade, apresentado em telão, destacando a trajetória de atividades desenvolvidas e a participação dos produtores em congressos nacionais e internacionais.
Desde sua fundação, a APPOEX priorizou a busca pelo conhecimento, visando o aperfeiçoamento dos produtos por ela comercializados. Neste contexto, os membros da entidade buscaram orientação técnica e consultoria especializada de instituições como o SEBRAE e o SENAR. Parcerias estas que trouxeram significativos resultados, já no decorrer destes primeiros anos de existência da associação.
A reunião que marcou o lançamento oficial da Central de Negócios – Flores Tropicais de Manhuaçu – contou também com o pronunciamento dos representantes do SEBRAE-MG que, na oportunidade, ressaltaram a dedicação e o entusiasmo das empreendedoras da APPOEX em levar adiante o projeto do cultivo e comercialização de plantas ornamentais, com organização e dinamismo.
A Coordenadora do Programa Central de Negócios do SEBRAE-MG, Algeni Gomes Ferreira, mencionou esta nova fase para as atividades das produtoras de flores em Manhuaçu. “Vocês da APPOEX, são mulheres empreendedoras, mulheres que têm visão de negócio, são empresárias das flores. Nós, do SEBRAE, temos muitas alegrias hoje de estarmos aqui e de sentirmos que fizemos parte deste processo. Contamos com vários parceiros nesta caminhada. A Câmara Municipal, a Associação Comercial e a Prefeitura de Manhuaçu que, juntas, contribuíram para que este sonho fosse realizado. O SEBRAE agradece a todas vocês pelo crédito e a coragem de ter acreditado nosso trabalho e, juntas, terem conseguido alcançar o objetivo de vocês. Muitas foram as conquistas: ampliação de mercado, novos nichos, capacidade de produção aumentada, geração de emprego, enfim, tudo isto foi fruto de trabalho realizado por vocês, e, com certeza, muito mais ainda será alcançado. Nós estaremos com junto com vocês nesta nova etapa”, comentou a Coordenadora Estadual do SEBRAE.
Ao se pronunciar, a Técnica da Microrregional de Manhuaçu do SEBRAE, Ereni Emerick, mencionou o desenvolvimento da APPOEX. “No ano de 2006, recebi ofício solicitando apoio para a iniciativa de um grupo de mulheres que tinham a intenção de cultivar flores. Logo em seguida, o SEBRAE fez uma visita e identificou uma pequena produção e um grupo ansioso para iniciar suas atividades. A partir de vários encontros, o SEBRAE deu início ao Projeto “Flores Tropicais”. Projeto este que tem como objetivo trabalhar a organização do grupo, o aumento da produtividade e melhoria nos processos produtivos. Não poderia deixar de citar algumas ações que foram de fundamental importância para que o grupo chegasse até aqui, como a missão técnica para Alagoas, onde as participantes de Manhuaçu conheceram o que havia de mais avançado no setor flores tropicais no Brasil. Logo em seguida, a visita do Consultor Alonso, do Estado de Alagoas, especialista em flores tropicais, e o Consultor internacional José Guilherme Murilo, de São José (Costa Rica), mestres no assunto de produção de flores tropicais, que conduziram todo o trabalho de produção. Rapidamente, o grupo avançou ainda mais, estando presentes na maior feira de flores do Brasil, na cidade de Holambra (SP), e, assim, sucessivamente, por mais três anos, visitaram o evento. Se arriscaram até como expositores dentro de um dos maiores eventos do setor no país. Parte do grupo também teve a honra de fazer uma visita a Costa Rica, país com maior produção de flores tropicais do mundo. Viagem esta que propiciou experiências e conhecimentos, fazendo com que o grupo tomasse a decisão de se tornar produtor de flores tropicais com maior expressão. Em 2009, iniciou-se a consultoria para a formação de uma Central de Negócios. Trabalho este que contou com a presença da Algeni, responsável pelo Programa Central de Negócios – SEBRAE Sede, continuando com o trabalho do Consultor Vicente Naves. […] A semente foi plantada e surgiram frutos, digo, flores. Flores que embelezam os ambientes de nossos clientes, nossos olhares e melhor, levam renda para aqueles que com elas trabalham e demais pessoas”, ponderou Ereni.
O Consultor do SEBRAE, Vicente Naves, também se pronunciou, em seguida.
Na sequência da sessão, uma homenagem foi prestada pela APPOEX, quando, uma das integrantes, Senhora Mirian Leitão, portando um bem ornamentado buquê de flores anunciou a homenagem surpresa à senhora Elaine Gracie Von Randow, esposa do Presidente da Câmara. “Quero agradecer à Casa Legislativa, às autoridades, e, em especial, ao Presidente Renato que sempre nos recebe com muito carinho. Tudo o que solicitamos, Renato, você consegue, se esforça e dá um jeito. Então, trouxemos uma pequena homenagem à sua esposa, Elaine”, frisou Miriam.
A Câmara também homenageou a APPPOEX com a entrega de uma placa alusiva a esta sessão que marcou o lançamento da Central de Negócios – Flores Tropicais. Para esta homenagem, o Presidente Renato Cezar Von Randow convidou vereadores e as mulheres compõem a direção da entidade.
No encerramento desta primeira da parte da sessão legislativa, a Mesa Diretora convidou a todos os presentes para o “Café com Flores” – café da manhã repleto de arranjos florais da APPOEX, especialmente elaborados para a ocasião
(Thomaz Júnior)

[nggallery id=46]

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here