Câmara de Manhuaçu sedia encontro regional para criação de Conselhos da Juventude

1
153
Foto: Diário de Manhuaçu
Foto: Diário de Manhuaçu

Com expressiva participação regional, tanto de autoridades quanto de jovens, a etapa Manhuaçu dos Encontros Regionais para Criação de Conselhos da Juventude movimentou a Câmara Municipal na manhã desta quinta-feira, 07. Ao todo, foram 25 municípios representados, comparecendo prefeitos, vereadores, secretários e estudantes, além de outros segmentos, no encontro que teve como propósito a orientação para que cada cidade possa ter instituído seu conselho da juventude.

 

Entre as autoridades presentes, compondo a Mesa Diretora da Solenidade, o Secretário de Estado de Esportes e da Juventude, Dr. Bráulio Braz; o Subsecretário estadual, Gabriel Souza Marques de Azevedo; Prefeito de Manhuaçu, Adejair Barros; Presidente da Câmara de Manhuaçu, Renato Cezar Von Randow; Presidente da ACIAM, Vereador Antônio Carlos Xavier da Gama – “Toninho Gama”; Comandante do 11º BPM, Ten. Cel. Luiz Carlos Rhodes; Delegado Regional, Dr. José Carlos Bolsoni; Superintendente Regional de Ensino, Maria Geralda Vilela; Secretário Municipal de Esportes, Agildo Soares Dutra, e o Presidente do Conselho Municipal da Juventude, Thomaz Júnior. O cerimonial foi apresentado pelo Jornalista Carlos Henrique Cruz.

O plenário da Casa Legislativa ficou lotado com a presença dos convidados. Logo na abertura da solenidade, houve apresentação de um vídeo institucional, demonstrando as ações da Secretaria de Estado de Esportes e da Juventude. Em seguida, após a execução do Hino Nacional Brasileiro, o Coral “Novo Amanhecer” – composto por crianças que estudam no CAIC/ Manhuaçu e regido pela Professora Márcia – entoou duas belas canções: “É preciso saber viver” (Roberto Carlos) e “Nossa linda juventude” (14 Bis).

As autoridades presentes se pronunciaram, destacando a importância da implementação de políticas públicas para a juventude. O Secretário Municipal de Esportes, Agildo Soares Dutra, destacou o Programa “Minas Olímpica” e atividades esportivas direcionadas aos jovens. O Prefeito Adejair Barros mencionou ações e programas sociais consolidados para adolescentes e jovens no município, como o “ProJovem” e o “AABB Comunidade”, entre outros, além de destacar o efetivo apoio da Prefeitura para a criação do Conselho Municipal da Juventude em Manhuaçu – iniciativa idealizada pelo Vereador Nelci Alves Gomes – “Teté”, no ano de 2009.

Ao se pronunciar, o Presidente da Câmara, Renato Cezar Von Randow, afirmou que a Casa Legislativa oferece total apoio aos trabalhos sociais direcionados aos jovens no município, aprovando Projetos de Lei e Proposições Indicativas direcionadas às entidades e programas do setor. Em Manhuaçu, o Comjuve – Conselho Municipal da Juventude se reúne, mensalmente, nas dependências da Casa Legislativa.

O Presidente da ACIAM (Associação Comercial, Industrial e de Agronegócios de Manhuaçu), Vereador Antônio Carlos Xavier da Gama – “Toninho Gama”, também relacionou diversas ações realizadas em prol da juventude, como os eventos realizados anualmente, estimulando a prática esportiva na cidade. No ensejo, Toninho Gama enalteceu o trabalho do saudoso Ex-vice-presidente da República, José Alencar, em assegurar o funcionamento do SESI Cat Nagib Mansur, em Manhuaçu, nos anos 1980.

O Presidente do Conselho Municipal da Juventude de Manhuaçu, Thomaz Júnior, destacou que este encontro regional representa um momento ímpar para as cidades da região, possibilitando aos jovens uma participação ativa nas causas sociais. O representante do Comjuve elogiou ainda a iniciativa tomada pela Secretaria de Estado da Juventude, em parceria com a Câmara de Vereadores e Prefeitura de Manhuaçu.

O Secretário de Estado de Esportes e da Juventude, Deputado Bráulio Braz, apresentou o trabalho que vem sendo realizado, já neste início de gestão, visando à criação de conselhos da juventude em todo o Estado. Bráulio Braz elogiou o expressivo comparecimento das autoridades representando os municípios da região.

Após os pronunciamentos das autoridades, houve palestra ministrada pelo Subsecretário de Estado de Esportes e da Juventude, Gabriel Azevedo.

A palestra, em tom explicativo, chamou a atenção dos presentes. Gabriel fez perguntas aos jovens, explicou qual a finalidade de um conselho da juventude e esclareceu como se deve proceder para se instalar o órgão no município. Além disto, o subsecretário afirmou ainda a disponibilidade do Estado em oferecer total apoio às cidades para que esta estrutura direcionada à elaboração de políticas públicas para o jovem seja montada.

[nggallery id=7]

COMPARTILHAR
Artigo anteriorMostra de Arte Cinética no CEM
Próximo artigoFeira Cultural na EE Monsenhor Gonzalez
Dr. Fábio Araújo de Sá – Médico formado pela UFJF – CREMEMG: 28610 Diretor da Clínica Médica São Lourenço Membro Efetivo da Academia Manhuaçuense de Letras – Cadeira º 35 Cargos já exercidos: - Diretor de Patrimônio da APAC (Associação de Proteção e Assistência aos Condenados). - Diretor Executivo da Tv Catuaí – Canal 11 – Manhuaçu – MG - Secretário de Sáude de Manhuaçu - Chefe do Pronto-Socorro de Manhuaçu

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here