Câmara aprova repasses para entidades e recebe estudantes

0
4

A sessão ordinária da Câmara Municipal de Manhuaçu desta semana foi realizada nesta terça-feira, dia 05. Com a presença do Prefeito Adejair Barros, Presidente do Coamma, Vasco Fernando Motta Rodrigues; lideranças comunitárias, estudantes e populares, a sessão legislativa foi marcada pela aprovação de diversos Projetos de Lei, Indicações e o debate sobre questões diversas relacionadas ao cotidiano da população. A antecipação da sessão legislativa se deu em razão do Encontro Regional para Criação de Conselhos da Juventude – evento que ocorrerá nesta quinta-feira, dia 07, reunindo representantes de 25 municípios da região no plenário da Câmara de Manhuaçu.

 

Estudantes acompanham sessão

 

Alunos do 3º ano do Ensino Fundamental do Colégio Anglo acompanharam atentamente a sessão legislativa. Coordenados pela Professora Marcele da Silva Rodrigues Moreira, os estudantes presenciaram como é o trabalho dos vereadores no momento do debate e votação de um Projeto de Lei. Além disto, as crianças entregaram ao Presidente da Câmara Renato Cezar Von Randow e ao Prefeito Adejair Barros um documento com abaixo assinado, solicitando a implantação de faixa para travessia de pedestres em frente ao educandário, situado à Rua Duarte Peixoto, no Bairro Coqueiro.

 

O Presidente Renato Cezar Von Randow considerou a visita como um “momento ímpar para a Casa Legislativa, quando podemos assistir alunos desta faixa etária, aprendendo na escola a serem cidadãos. […] Tivemos aqui hoje um ato de cidadania da professora do Colégio Anglo, que aqui trouxe alunos do 3º ano, para conhecer como é o trabalho dos vereadores. […] Nós passamos a reivindicação feita pelos alunos, juntamente com o abaixo-assinado, solicitando a faixa de pedestres ao Prefeito Adejair, que, se comprometeu em fazer este melhoramento”.

 

Ainda em seu pronunciamento, o Presidente Renato Cezar Von Randow mencionou a proposta do Legislativo em estabelecer uma Câmara Mirim e de lançar o Jornal “Legislativo para Crianças”, visando colaborar com a formação da consciência cidadã dos estudantes.

 

A Professora Marcele Moreira avaliou a importância desta visita para a formação das crianças. “Queremos que estes alunos sejam cidadãos agora no presente para que, no futuro, tenhamos cidadãos melhores ainda. Por isto, estivemos aqui hoje, trabalhando com os estudantes na Câmara. […] Hoje, vimos que podemos contar com nossos vereadores, que são pessoas competentes, juntamente com o Prefeito. Enfim, foi uma manhã agradável”, elogiou Marcele.

 

Homicídios contra a mulher

 

Ao se pronunciar, a Vereadora Maria Imaculada Dutra Dornelas mencionou sua preocupação com o alto índice de ocorrências de homicídio contra a mulher registrado em Manhuaçu, nestes primeiros meses do ano. De acordo com a Vereadora, estão acontecendo casos considerados bárbaros, em que mulheres são vítimas de atos cruéis praticados, principalmente, por parceiros de convívio.

 

Neste contexto, Imaculada solicitou que o município ofereça uma estrutura proporcionando melhores condições de trabalho à equipe da Delegacia da Mulher, da 6ª DRPC.

 

Coamma

 

Com uma atuação conhecida como líder comunitário, o Vereador Nelci Alves Gomes – “Teté” comentou sobre a aprovação do Projeto que destina recursos para a realização de obras na sede do Coamma (Conselho das Associações de Moradores de Manhuaçu), destacando o importante trabalho desenvolvido pelo Coamma junto às entidades que representam bairros e localidades rurais do município.

 

Ainda em seu pronunciamento, “Teté” mencionou a necessidade de os vereadores acompanharem, constantemente, como está sendo feita a aplicação dos recursos destinados às obras no município, trabalho este que é função de um vereador – conforme lembrou. Teté reforçou também a importância de os presidentes de associação de moradores de bairro e distritos informarem aos vereadores sobre as reuniões em suas localidades, previamente, de modo que os representantes do Legislativo possam acompanhar ainda mais de perto o cotidiano das comunidades.

 

Conselho Comunitário de Ponte do Silva

O 1º Secretário da Mesa Diretora, Vereador José Geraldo Damasceno – “Zé Rulinha”, ressaltou o trabalho desenvolvido pelo Conselho Comunitário de Ponte do Silva e, na oportunidade, agradeceu aos colegas vereadores a aprovação do Projeto de Lei que autoriza o repasse de recursos para a entidade. Zé Rulinha enfatizou que o dinheiro será aplicado na colocação de alambrado e reforma e ampliação do vestiário do campo de futebol .

Esclarecimentos do SAAE

 

Com o surgimento de novas reclamações relacionadas ao SAAE (Serviço Autônomo de Água e Esgoto) por parte da população, o Vereador Fernando Gonçalves Lacerda mais uma vez cobrou esclarecimentos da autarquia no plenário.

 

Na sessão legislativa anterior, Fernando listou uma série de problemas percebidos em diversas ruas e bairros da cidade, solicitando inclusive que providências fossem tomadas.

 

Na reunião desta terça-feira, 05, o vereador novamente reforçou a sua preocupação com o assunto, apontando inclusive novos buracos, rompimentos de canalização e aborrecimentos em geral que a população tem tido com o setor de abastecimento de água e escoamento do esgoto.

 

Fernando apresentou ainda uma lista de novos questionamentos direcionados à direção do SAAE, buscando, principalmente, respostas sobre contratações e gastos da autarquia, no decorrer dos últimos anos. “Este meu questionamento é para saber o porquê de tantos problemas no SAAE e o que pode ser feito para a busca de soluções”, destacou.

O Presidente Renato Cezar Von Randow mencionou que a Mesa Diretora encaminhará um novo Requerimento ao SAAE. “Mais uma vez, o Vereador Fernando se dispôs a mostrar o que vem acontecendo na nossa cidade, principalmente, no que diz respeito ao abastecimento de água. A Mesa Diretora irá convocar para a próxima reunião o Diretor do Saae, o senhor Gentil Pazelli, encaminhando, primeiramente as perguntas que aqui foram feitas, para que ele responda a tempo e à hora, e a sua presença aqui, para nós, será de grande valia, porque nós vereadores estamos imbuídos em melhorar a nossa comunidade. Mais uma vez, a Câmara se faz presente, buscando fazer o seu papel, para que a sociedade manhuaçuense fique sabendo onde é aplicado cada centavo de seus impostos”, comentou o Presidente Renato.

 

Encontro Regional para Criação de Conselhos

 

O Vereador Antônio Carlos Xavier da Gama – “Toninho Gama” comentou sobre a realização do Encontro Regional para Criação de Conselhos da Juventude, organizado pela Secretaria de Estado de Esportes e Juventude, nesta quinta-feira, 07. O evento reuniu representantes de 25 municípios da região, contando inclusive com a participação do Secretário de Estado de Esportes e Juventude, Deputado Bráulio Braz. Toninho Gama reforçou o convite aos vereadores e populares presentes ao plenário, destacando a importância deste encontro.

O encontro foi realizado na Câmara Municipal, a partir das 9h.

(Thomaz Júnior)

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here