Câmara aprova orçamento do município para 2012 e homenagens

0
55
Crianças atendidas pelo Programa Integração AABB Comunidade realizaram bonita apresentação, no começo da reunião
Crianças atendidas pelo Programa Integração AABB Comunidade realizaram bonita apresentação, no começo da reunião

O mês começou com a votação e aprovação de diversos Projetos e Indicações na Câmara Municipal de Manhuaçu. Na manhã desta quinta-feira, dia 1º, sob a presidência de Renato Cezar Von Randow – “Renato da banca”, os vereadores estiveram reunidos em sessão de caráter ordinário, quando, uma extensa pauta de trabalhos foi cumprida, inclusive com a votação do Projeto de Lei nº 111/2011, que Estima a Receita e Fixa a Despesa do Município para o exercício financeiro de 2012. O Prefeito Adejair Barros acompanhou a reunião.
Logo na abertura, crianças atendidas pelo Programa Integração AABB Comunidade realizaram apresentações especiais de dança e canto, sob a coordenação de Vera Lúcia Domingues. Os participantes receberam os aplausos e parabéns dos membros da Casa Legislativa e do público presente.
Após os procedimentos regimentais para a abertura da sessão, foi concedido o espaço para pronunciamento do Presidente do Conselho Tutelar de Manhuaçu, Danilo Barbosa de Almeida, que explanou sobre as atividades desenvolvidas pela entidade e as perspectivas de trabalho para o próximo ano.
Nesta reunião, os vereadores discutiram diversos Projetos de Lei e de Resolução, em pauta. Em destaque, a votação do Projeto de Lei Projeto de Lei nº 111/2011, referente ao Orçamento do Município para o ano de 2012. O Projeto foi aprovado com emendas, por unanimidade. “Um projeto de suma importância para todos nós manhuaçuenses, o que trata do Orçamento Municipal para o ano de 2012. Orçamento este com poucas emendas, porque já foram premiadas as obras necessárias para o andamento de Manhuaçu. Ao participar da reunião, o Prefeito nos convidou para acompanhar o repasse para as entidades, que será feito na próxima reunião da Câmara. Entidades estas que foram beneficiadas a partir de Indicações feitas pelos vereadores. Muitas homenagens também foram prestadas na data de hoje”, destacou o Presidente Renato.

Apuração no SAMAL

Ao se pronunciar, o Vereador Fernando Gonçalves Lacerda – “Fernando do Fórum” – mencionou as denúncias apresentadas em 2009, quanto às possíveis irregularidades no SAMAL (Serviço Autônomo Municipal de Limpeza Urbana), e, cobrou informações sobre o andamento desta apuração, por parte da Delegacia de Polícia e do Ministério Público. “Em agosto de 2009, há dois anos e meio, apresentei várias denúncias de desvios de recursos no SAMAL, e, naquela época, foi enviado ofício à Promotoria e à Delegacia de Polícia para apuração dos fatos. Dois anos e meio se passaram, e, até o presente momento, nenhuma solução foi dada quanto ao desvio do dinheiro. Ou seja, aquelas pessoas que roubaram o SAMAL, em mais de R$ 1 milhão, gastaram o dinheiro ou compraram bens, ou sei lá o que fizeram. Então, no dia de hoje, demonstrei minha indignação com a corrupção na cidade, com os Poderes constituídos, e, solicitei ao Presidente da Câmara, que encaminhe ofício à Delegacia, ao Ministério Público, solicitando informações sobre como esta o andamento deste processo. Os ladrões não vão pagar? Vai tudo ficar por isto mesmo? Precisamos passar Manhuaçu a limpo. Esta ação já começou no SAAE, e, agora, queremos terminar no SAMAL”, cobrou Fernando.
O Vereador Francisco de Assis Dutra – “Chico do Juquinha” –, integrante da Comissão que apura as denúncias apresentadas contra a autarquia, reforçou esta cobrança feita por Fernando Lacerda, mencionando que “A sociedade nos cobra muito, em relação às providências para estas denúncias de irregularidades. Esta Comissão que formamos é justamente para dar uma satisfação para a população, para mostrar que nós não estamos brincando”.
Ainda na reunião, os Vereadores Fernando Gonçalves Lacerda e Maria Imaculada Dutra Dornelas parabenizaram o novo Diretor do SAAE (Serviço Autônomo de Água e Esgoto), Rodrigo Ambrósio, por sua atuação na autarquia.

Foram homenageados com o Título de Cidadania Honorária, Assessor Dr. Jeremias Mayrinck e o Provedor do HCL, Dr. Sebastião Onofre Carvalho.

Novas homenagens

Diversos Projetos de Resolução foram aprovados na sessão desta quinta-feira, dia 1º, homenageando personalidades diversas que se destacaram por sua atuação social no município. Os Projetos aprovados pela Casa Legislativa concedem Títulos de Cidadania e Diplomas de Honra ao Mérito para pessoas e instituições da cidade. Entre os homenageados com o Título de Cidadania Honorária, o Assessor Jurídico da Câmara Municipal e Vice-presidente da APAE, Dr. Jeremias Mayrinck, e o Provedor do Hospital César Leite, Dr. Sebastião Onofre Carvalho. Como ambos estavam presentes à sessão, o Presidente Renato Cezar Von Randow prestou uma homenagem surpresa, convidando-os à frente do plenário para anunciar a boa notícia.
Também homenageada pela passagem de seu aniversário, a Vereadora Maria Imaculada Dutra Dornelas. Durante a sessão legislativa, os vereadores parabenizaram-na, com cordiais cumprimentos.
O Presidente Renato Cezar Von Randow parabenizou também o Contabilista Daniel Gerhard Batista pelo lançamento de seu terceiro livro, “Manual de Controle e Auditoria”, recentemente em Belo Horizonte e Manhuaçu.

Homenagem ao Pe. Rogério

Padre Paulo Rogério Machado está despedindo-se da Paróquia do Bom Pastor, onde dispensou dedicada atuação, principalmente no campo social, em ações como a implantação da Comunidade Terapêutica Santa Mãe da Providência e o incentivo às Pastorais comunitárias.
Nesta sessão legislativa, foi aprovado por unanimidade o Projeto, de autoria do Vereador Nelci Alves Gomes – “Teté”, que concede Diploma de Honra ao Mérito ao religioso, reconhecendo a importância deste trabalho em prol da população manhuaçuense.
Em razão da despedida de Padre Rogério ocorrer nos próximos dias, a Casa Legislativa optou pela entrega do Diploma ao homenageado já neste domingo, dia 04, durante celebração de Santa Missa na Matriz do Bom Pastor. “Padre Rogério é muito querido pelo trabalho social que desenvolve em Manhuaçu, principalmente, na Paróquia Bom Pastor e no Centro Terapêutico Santa Mãe da Providência. […] É uma homenagem mais que justa, pois, representa a vontade da comunidade que conviveu com Padre Rogério. Quero convidar aos colegas vereadores e a população para estar presente na entrega deste Diploma de Honra ao Mérito”, comentou Vereador Teté.
(Thomaz Júnior)

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here