Câmara abre CPI para apuração de possíveis irregularidades no SAAE

0
84
Os vereadores foram homenageados com o Troféu de Honra ao Mérito – Patrono Samuel Brandão – concedido pela ACLA-MG.
Os vereadores foram homenageados com o Troféu de Honra ao Mérito – Patrono Samuel Brandão – concedido pela ACLA-MG.

A partir da solicitação do Vereador Fernando Gonçalves Lacerda – “Fer-nando do Fórum” – e com a aprovação de cinco vereadores, o plenário da Câmara Municipal de Manhuaçu aprovou a instauração de CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) para apuração de possíveis irregularidades no SAAE (Serviço Autônomo de Água e Esgoto), durante sessão ordinária realizada na manhã desta quinta-feira, 03 de novembro.
A primeira reunião do mês foi marcada ainda pela votação de diversos Projetos de Lei e Indi-cações dos Vereadores, além de pronunciamentos feitos pelo Diretor Municipal de Cultura, Fabrício Santos, e do funcionário do SAMAL, Roberto Amorim de Souza.

ABERTURA

Na abertura das atividades da Casa Legislativa, o Presidente Renato Cezar Von Randow – “Renato da banca” – convidou a Secretária Mu-nicipal de Trabalho e Desenvolvimento Social, Dra. Beatriz Prata, para conduzir o momento de oração.
Em seguida, a presidência convidou os inscritos para pronunciamento nesta reunião. Inicialmente, fez uso da palavra Roberto Amorim de Souza, funcionário do SAMAL (Serviço Autônomo Municipal de Limpeza Urbana).
Roberto relatou dificuldades enfrentadas pelos trabalhadores da usina de reciclagem, nos momentos das refeições, mas afirmou que, a partir de algumas mudanças, é possível promover me-lhorias significativas.
Neste contexto, Roberto pediu apoio aos vereadores para que algumas ações sejam concretizadas mais rapidamente como, por exemplo, a instalação de uma associação envolvendo estes profissionais.
A Vereadora Maria Imaculada Dutra Dornelas ressaltou que estão em an-damento as atividades para a implantação de uma associação de catadores de papel na cidade.
Com o intuito de dar uma resposta mais rápida à solicitação feita pelo representante do Samal, o Presidente Renato Cezar Von Randow nomeou imediatamente uma comissão composta por Maria Imaculada, Fernando Lacerda e José Geraldo Damasceno – “Zé Rulinha” – para levar a reivindicação ao Prefeito, visando sanar o problema o mais rápido possível.

HOMENAGENS

Presidente da Casa Legislativa, Renato Cezar Von Randow, recebeu Título de Comendador da Faculdade de Teologia Antioquia Internacional e Academia Brasileira de Teologia, com sede em Brasília (DF).

Em seu pronunciamento, o Diretor Municipal de Cultura Fabrício Santos procedeu a entrega de homenagens ao Presidente da Câmara Renato Cezar Von Randow. Uma delas, proveniente da Faculdade de Teologia Antioquia Internacional e Academia Brasileira de Teologia, reconhecendo Renato Cezar Von Randow com o Título Honorífico de Comendador. A outra homenagem foi o Troféu de Honra ao Mérito – Patrono Samuel Brandão – concedido pela ACLA-MG (Academia de Ciências, Letras e Artes de Minas Gerais).
Satisfeito com a home-nagem, o Presidente da Casa Legislativa destacou que “trabalhando como jornaleiro, nestes 45 anos, aprendemos, com a leitura de revistas, jornais e livros, dentro de uma banca de revistas ou em uma distri-buidora de publicações que atende à região, à primar realmente pela cultura. […] Nós procuramos ajudar o Fabrício, e, na medida do possível, gostaríamos de ajudá-lo ainda mais, para que nós façamos de Ma-nhuaçu uma cidade que busca a cultura, porque, sem Educação e Cultura, acho que um povo fica mais submisso às vontades de determinados governantes. […] Fico muito feliz por estas homenagens, que representam verdadeiros incentivos”, agradeceu Renato.

CPI DO SAAE

A solicitação do Vereador Fernando Gonçal-ves Lacerda, juntamente como os Vereadores Francisco de Assis Dutra – “Chico do Juquinha” -, Nelci Alves Gomes – “Teté” -, Maria Imaculada e de Jorge Augusto Pereira – “Jorge do Ibéria” (Vice-presidente do Legislativo), para abertura de CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) para apuração de possíveis irregularidades no SAAE (Serviço Autônomo de Água e Esgoto) foi aten-dida pela Mesa Diretora.
A Comissão formada é composta pelos Vereadores Fernando Gonçalves Lacerda (Presidente) e Maria Imaculada Dutra Dornelas (Relatora).
Em entrevista, Fernando esclareceu que “Nós cum-primos nosso papel consti-tucional que é fiscalizar o Poder Público. É público e notório que houve desvios de recursos naquela autar-quia, inclusive temos depo-imentos de servidores e a cidade inteira fala nisto; inclusive, uma grande pro-va é que o Prefeito exone-rou o Diretor para que pu-desse ser feita uma apura-ção mais tranquila. Nós sabemos que são muitas coisas que precisam ser apuradas. Há desvio de materiais para servidores, licitações fraudulentas, pagamentos indevidos de horas extras, diárias de viagem, então, queremos crer que esta comissão vai passar a limpo, vai usar a água do SAAE para lavar aquela corrupção, aquela roubalheira de algumas pessoas que não têm com-promisso com o dinheiro público. […] Nós queremos que o atual diretor faça uma faxina, uma limpeza naque-le local e tire, de uma vez por todas, as pessoas que não têm compromisso com a autarquia. O que nós não queremos é o que aconteceu no SAMAL, haver aquele desvio de milhões de reais e não dar em coisa alguma. Até hoje não deu um pro-cesso, nenhum centavo daquele dinheiro desviado voltou para os cofres do município. Queremos que se dê um basta na corrup-ção. Chega! Todos os dias a gente ouve ou assiste na televisão, no jornal, na in-ternet, sobre corrupção no Governo Federal. […] Que-remos crer que ainda exis-tam pessoas honestas, direi-tas, com compromisso com dinheiro público e com Deus. […] Vamos agora reunir a comissão para tra-çar os rumos de nossos trabalhos”, salientou o Ve-reador.
A Vereadora Maria I-maculada Dutra Dornelas falou sobre a importância da apuração. “Até o presen-te momento, nós só sabe-mos que há denúncias de irregularidades. Nós não temos ainda algo que com-prove que as mesmas são verdadeiras. Por isto é que tem que ser apuradas. Infe-lizmente, ao longo dos a-nos, investimos muito em CPIs e apurações. Eu mes-mo sou uma pessoa que tem uma frustração muito gran-de quanto a este trabalho de apuração, porque nós sa-bemos como se encontrou Manhuaçu, no período de 1997 a 2000, e, infelizmen-te, as pessoas foram conde-nadas naquela época, por-que houve um desvio muito grande de dinheiro do mu-nicípio, em processos irre-gulares. Todos foram con-denados pela Justiça de Manhuaçu como formado-res de quadrilha e o proces-so não deu em coisa algu-ma. Todos ficaram impu-nes. […] Isso nos deixa chateada. É lamentável que seja isto que ocorra em nosso país atualmente. Mas, creio eu que a Justiça será feita. Na cidade, no decor-rer dos anos, o problema do SAMAL retornou. Isto é a continuidade do roubo. As pessoas que, naquela época, ajudaram a fazer as falca-truas, são as mesmas que continuaram trabalhando. Se não tomarmos providên-cia, haverá o continuísmo destas coisas erradas. En-tendo que esta CPI colocará um parador nisto. O que Manhuaçu precisa ter, in-clusive está nesta Casa, mas não saiu até hoje, é um Projeto de minha autoria juntamente com o Toninho Gama em que queremos implantar a Lei da Ficha Limpa, para que pessoas que têm processo na Justi-ça, por abuso de poder eco-nômico ou corrupção, não assumam cargo na Prefeitu-ra de forma alguma. […] Acho que Manhuaçu tem que ter conhecimento e acompanhar os trabalhos para ela ver quem é quem, de verdade. Esta CPI vem agora nos dar suporte para apurarmos o que vem acon-tecendo realmente no SA-AE”, comentou Imaculada.
(Thomaz Júnior)

LEIA MAIS :

SAAE é investigado. E o escândalo do SAMAL? Terminará em pizza?

COMPARTILHAR
Artigo anteriorGrande cavalgada movimenta São Domingos
Próximo artigoManhuaçu 134 anos – Cenas em Super 8
Dr. Fábio Araújo de Sá – Médico formado pela UFJF – CREMEMG: 28610 Diretor da Clínica Médica São Lourenço Membro Efetivo da Academia Manhuaçuense de Letras – Cadeira º 35 Cargos já exercidos: - Diretor de Patrimônio da APAC (Associação de Proteção e Assistência aos Condenados). - Diretor Executivo da Tv Catuaí – Canal 11 – Manhuaçu – MG - Secretário de Sáude de Manhuaçu - Chefe do Pronto-Socorro de Manhuaçu

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here