Adejair reassume Prefeitura e Renato retorna à Presidência da Câmara

0
4

Em sessão extraordinária realizada na manhã desta terça-feira, 12 de Junho, a Câmara Municipal de Manhuaçu registrou uma nova alteração na composição dos Poderes Executivo e Legislativo. Adejair Barros retomou suas atividades como Prefeito de Manhuaçu e Renato Cezar Von Randow – Renato da Banca -, Prefeito em exercício nos últimos seis meses, retornou à Presidência da Casa Legislativa. A reunião contou com a presença de Secretários Municipais, representantes de segmentos sociais e populares.
Convocada pelo então Presidente em exercício da Câmara, Jorge Augusto Pereira – Jorge do Ibéria – a sessão extraordinária desta terça-feira se deu a partir da determinação da Juíza Dra. Renata Bertolini quanto ao retorno de Adejair Barros à Prefeitura, na tarde desta segunda-feira, 11.
Na sessão desta terça-feira, foram assinados os Termos de Posse e houve a leitura do Termo de Dispensa do Vereador Suplente, Rômulo do Carmo Rodrigues. Com o retorno de Adejair à Prefeitura, o Prefeito em exercício, Renato Cezar Von Randow, reassumiu a presidência da Câmara e Jorge Augusto Pereira – Jorge do Ibéria – passou à vice-presidência.
Os vereadores se pronunciaram, ressaltando a atuação de Renato Cezar Von Randow na Prefeitura e de Jorge Augusto Pereira na Presidência da Câmara Municipal, no decorrer destes 180 dias. Os vereadores também desejaram uma boa gestão a Adejair Barros.
Emocionado em seu pronunciamento, Adejair comentou sobre o período do afastamento e o apoio recebido por parte de amigos e familiares, além de fazer menção a um versículo bíblico. “Estamos tomando posse novamente, pedindo a Deus que abençoe ao nosso trabalho. […] Durante este período de afastamento sofri muito, como o dia em que uma jornalista me ligou, perguntando se eu havia sido afastado por corrupção. Eu disse que não, mas sim por omissão. No início, não consegui conversar com minhas filhas, porque a emoção era muito grande. Também foi difícil quando fiquei três semanas sem comungar, com vergonha de ir lá na frente da Igreja, mas tudo foi superado, graças a Deus, e estamos novamente na luta. […] Antes do afastamento, tínhamos uma meta na Administração, e, o Renato deu sequência a tudo muito bem, e, entendo, que não haverá mudanças quanto aos trabalhos da Prefeitura”, argumentou Adejair.
Reassumindo a condição de Presidente da Câmara, Renato Cezar Von Randow, avaliou o período em que atuou como Prefeito de Manhuaçu. “Deixamos o cargo de Prefeito, mas quero registrar o agradecimento a todos os funcionários públicos da Prefeitura, que nos ajudaram neste período, e à população. Nós não pudemos realizar todos os anseios da população, mas, acreditamos, com fé em Deus, que conseguimos fazer algo de melhor para os moradores, nestes poucos dias em que estivemos à frente do Executivo Municipal. […] Levamos à Prefeitura uma experiência muito grande das entidades da qual nós participamos, como o Hospital César Leite, APAE, UBA e da Câmara Municipal, com duas legislaturas e duas vezes na presidência da Casa Legislativa. Enfim, uma experiência que foi válida. A diferença entre estas experiências e ser um administrador do município é muito grande, na Prefeitura os problemas são muito mais complexos. Conseguimos detectar algumas coisas e fizemos. Mas, às vezes, deixamos a desejar em outras áreas. Faltou para nós um pouco mais de tempo, mas, queira Deus, que tenhamos cumprido com nosso dever. Foi uma experiência que queremos levar para o resto de nossa vida, e, tenho certeza, que saio da frente do Executivo, após estes seis meses, com a cabeça erguida, com o coração palpitando por ter cumprido realmente com o nosso dever”, afirmou Renato.
O Vice-presidente Jorge Augusto Pereira também avaliou o período em que atuou como Presidente da Câmara. “Foi muito bom, aprendemos muito. Adquiri mais conhecimento e foi muito fácil administrar a Câmara, com todos os funcionários e vereadores. Tive muita ajuda deles. Só tenho que agradecer a todos que me apoiaram como presidente. Agradeço aos vereadores, funcionários e presidentes de associação, enfim, só tenho que agradecer; principalmente a Deus e aos meus amigos”, mencionou Jorge do Ibéria.
O Vereador Rômulo do Carmo Rodrigues, que retomou a condição de Suplente com as mudanças ocorridas a partir do retorno de Adejair Barros à Prefeitura, também se pronunciou. Rômulo agradeceu ao apoio dos colegas do Legislativo Municipal e elogiou o trabalho de Renato Cezar Von Randow na Prefeitura e de Jorge Augusto na Presidência da Câmara.

Histórico
Adejair Barros havia sido afastado do cargo de Prefeito de Manhuaçu em 14 de dezembro de 2011. A decisão foi tomada na Ação Civil Pública por ato de improbidade administrativa apresentada pela Promotora de Justiça, Dra. Geaninni Maeli Mota Miranda contra dezesseis pessoas, entre funcionários do SAAE e empresários, sendo instaurado inquérito civil.
Segundo a decisão, o Prefeito Adejair Barros, ao tomar ciência da ação do Ministério Público, deixou de tomar as providências legais cabíveis, como uma sindicância sobre o Ex-diretor do SAAE, Gentil Pazelli, e demorou para agir. A Promotoria também argumentou que o afastamento dos acusados dos cargos públicos fez se necessário, para evitar que a instrução do processo fosse prejudicada, já que algumas testemunhas ouvidas no Ministério Público afirmaram terem sido perseguidos e ameaçados para que mudassem seus depoimentos. Inclusive a própria Promotora de Justiça, Dra. Geaninni Maeli Mota Miranda, também mencionou que sofrera ameaça de morte, sendo necessária a companhia de segurança em plantão de 24 horas.
Com base nos depoimentos de que tanto Adejair Barros quanto os funcionários do SAAE apontados na ação poderiam atrapalhar as investigações com ameaças e perseguição aos funcionários que prestarem depoimento na Justiça, o Juiz Walteir José da Silva determinou o afastamento do prefeito do cargo. Dr. Walteir José da Silva também autorizou a quebra do sigilo bancário e o bloqueio dos bens das pessoas envolvidas no processo.
(Thomaz Júnior)

COMPARTILHAR
Artigo anteriorA DINÂMICA DA RETÓRICA POLÍTICA
Próximo artigoA Rádio Fonte de Vida 106,5 FM está com novidades em sua programação.
Dr. Fábio Araújo de Sá – Médico formado pela UFJF – CREMEMG: 28610 Diretor da Clínica Médica São Lourenço Membro Efetivo da Academia Manhuaçuense de Letras – Cadeira º 35 Cargos já exercidos: - Diretor de Patrimônio da APAC (Associação de Proteção e Assistência aos Condenados). - Diretor Executivo da Tv Catuaí – Canal 11 – Manhuaçu – MG - Secretário de Sáude de Manhuaçu - Chefe do Pronto-Socorro de Manhuaçu

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here